No dia 15 de abril a equipe de professores estaduais e Municipais, inscritos na 4ª edição da OLP - Escrevendo o Futuro, realizou o primeiro encontro da formação.
Na primeira etapa, sob a coordenação de Francieli Lazzari da Supervisão de Educação Básica e Profissional - Ensino - da 29ª GERED, tivemos o prazer de contar com a presença da Coordenadora Estadual da Olimpíada, Luzia Leite, que apresentou aos cursistas todo funcionamento, regulamento e metodologia desenvolvida pela OLP, bem como, fez uma retrospectiva histórica e apresentou os parceiros do projeto.
A Olimpíada
de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de
formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino
da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A
Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção
de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de
todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino
Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e
6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de
formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas,
elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma
iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com
coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (Undime) e o Canal Futura.
Histórico
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro constitui-se como um programa de formação de professores
fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e
Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o
Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo
de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas
brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino
Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros
textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.
O ano de 2003 foi dedicado à formação de
professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações
“Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na
sala de aula”. Além
da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades
presenciais e a distância.
O programa continuou sendo realizado em duas
vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a
distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi
substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta
do Lápis,
distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo
o Futuro.
Em 2006, houve a revisão do Kit Itaú de
Criação de Textos e o programa passou a premiar também os professores na
categoria Relato de Prática.
Até 2007, podiam participar do Escrevendo
o Futuro escolas, professores e alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino
Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo
de Opinião.
No ano de 2008, foi firmada parceria com o
Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de
anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º
anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi
incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser
denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Em 2009, os encontros de formação presencial
foram pautados na Maleta do
Formador, com
materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo
Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos
alunos de Ensino Médio.
Em 2010, ano de sua 2ª edição, a Olimpíada
enviou a todas as escolas públicas – que atendem um ou mais anos escolares
entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – a “Coleção da
Olimpíada”, com
Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo
de Opinião. O material traz uma sequência didática, organizada em oficinas e
planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que
trabalha com gêneros textuais.
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário “A
escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que reuniu professores, técnicos de secretarias e
especialistas de universidades; o curso virtual “Sequência
Didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido para professores e técnicos de todo o
Brasil, e o curso presencial “Caminhos para o ensino da escrita”, com encontros
presenciais realizados nas 27 UFs.
No ano de 2012, a 3ª edição da Olimpíada
lançou o Caderno Virtual Pontos
de Vista, com a
sequência didática do gênero Artigo de Opinião adaptada para o meio digital,
áudios, vídeos e jogos. Além disso, abriu novas turmas no curso
virtual “Sequência
Didática: aprendendo por meio de resenhas”. O programa envolveu todos os Estados e mais de
91% dos municípios, contando com a participação de mais de 100 mil professores
em todo o país.
Em 2013, a Olimpíada ofereceu mais turmas dos cursos on-line e
participou de encontros de formação presencial realizados pelas Secretarias de
Educação municipais e estaduais. Além disso, também organizou o ”Seminário Nacional Olimpíada em Rede”, que reuniu educadores e especialistas,
envolvidos com políticas públicas para o ensino da língua portuguesa, e que
atuam nas ações de formação presencial e a distância.
Neste ano de 2014, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem
hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção,
vídeos e jogos). Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de
milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país. Para saber
mais, confira o calendário e o regulamento desta
edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário