" A VIDA NÃO É A QUE A GENTE VIVEU,
E SIM A QUE A GENTE RECORDA,
E COMO RECORDA PARA CONTÁ-LA."
( Gabriel Garcia Márques)
No dia 20 de maio ocorreu a 2ª etapa de formação para a OLP, sendo que no turno vespertino, a 2ª parte da capacitação trabalhou o GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Apresentação;
2. Leitura: " O tempo era outro..." ( Geraldo Canuto);
3. A Olimpíada e as Memórias;
4. Os Processos da Memória;
5. Escrever Memórias: a importância histórica;
6. O Gênero Memórias Literárias
7. O Escritor de Memórias Literárias;
8. O Aluno autor de memórias Literárias;
9. Leituras das memórias: " Branca Lembrança de uma Infância" e " Valores Perdidos";
10. Audição e visualização da Canção " Uma casa simples" de Roberto Carlos;
11. A produção do Gênero Memórias na sala de aula: uma proposta de trabalho a partir de sequências didáticas;
12.O que observar na realização da sequência didática?
13. Trabalhando com o caderno do professor: a realização das oficinas;
14. Para aplicar uma sequência didática: apresentação da situação inicial. Audição de:
a) Transplante de Menina
b) Anarquistas, graças a Deus;
c) Leitura: " Viver para Contar" - Gabriel Garcia Márques
d) Minha vida de Menina;
e) Mercador de Escravos:
f) Memórias de Livros:
g) O valentão que engolia meninos e outras histórias de pajé;
15. Proposta/sugestão: um projeto de desenvolvimento metodológico;
16. Música: " Gente Humilde" - Renato Russo;
17. Música: " Utopia" - Pe. Zezinho.
18. Produção de um texto ( parágrafo) de memórias: Tema- Infância ( uma lembrança: 10 anos de idade).
13. Trabalhando com o caderno do professor: a realização das oficinas;
14. Para aplicar uma sequência didática: apresentação da situação inicial. Audição de:
a) Transplante de Menina
b) Anarquistas, graças a Deus;
c) Leitura: " Viver para Contar" - Gabriel Garcia Márques
d) Minha vida de Menina;
e) Mercador de Escravos:
f) Memórias de Livros:
g) O valentão que engolia meninos e outras histórias de pajé;
15. Proposta/sugestão: um projeto de desenvolvimento metodológico;
16. Música: " Gente Humilde" - Renato Russo;
17. Música: " Utopia" - Pe. Zezinho.
18. Produção de um texto ( parágrafo) de memórias: Tema- Infância ( uma lembrança: 10 anos de idade).
PRODUÇÕES DOS CURSISTAS:
AMIGO SECRETO
( Francieli Lazzari)
" A brincadeira do amigo secreto era um dos momentos mais esperados da turma. Todos queriam ser pegos pela professora, pois o presente era sempre melhor. E na 4ª série foi a única vez que uma professora me pegou de amiga. Lembro-me muito bem daquele momento e do presente: um porta-joias cor-de-rosa em forma de chapéu. Foi a redenção de um ano todo..."
FRAGMENTO DE UM DIA ESCOLAR
( Carine Cerutti)
" A escola era muito aconchegante. Todo dia, ao tocar do sino, nós subíamos as escadas, em filas separadas por gênero, para chegar na sala. A professora, sempre querida, acolhia-nos com um bom dia, fazia a chamada, cantava um cantinho ou fazia uma oração com a gente. Depois ia até o quadro negro escrever a lição do dia. No final da manhã, ao toque novamente da sineta, descíamos a escada, saíamos correndo da escola indo para nossa casa."
UM MILAGRE
(Silvane Fassina Furlan, EEB Prof Genoveva Dalla Costa
de Riqueza)
Ainda
hoje, aos 37 anos, lembro perfeitamente da calmaria e tranquilidade da infância
vivida na pequena cidade do interior do Estado de Santa Catarina, chamada
Riqueza.
Naquele
tempo ir à escola era lago tão maravilhoso e encantador que mesmo quando foi
implantado o estudo de Língua Estrangeira Inglês à grade curricular e que as
aulas eram ministradas aos sábados pela manhã, nada desanimava, sempre ia feliz
e orgulhosa, pois sabia que estava me tornando poliglota.
Acordava
cedo, logo que ouvia a suave voz de minha mãe chamar e me vestia faminta, assim
que o cheirinho de café invadia meu quarto. Logo estava arrumada para saborear
o delicioso café preparado cuidadosamente por mamãe. Ah, que saudades!
Em
seguida, após a higiene, pegava minha mochila, me despedia de mamãe com um doce
beijo na face e ia à escola. Lá me sentia bem e aconchegada. Porém, em um
sábado após a aula, fui com meu pai e meu irmão a Caibi, cidade vizinha, para
resolver alguns negócios.
Mas a calmaria
se acabou quando um caminhão de leite cortou a frente do nosso Fusca verde. O
acidente foi muito grave, carro detonado e nós todos machucados. Foi no
hospital, à tarde que acordei pedindo onde estava e o que aconteceu, pois me
senti amarrada e realmente com faixas estava.
Todos
disseram que foi um milagre nos salvarmos e eu acredito nisso, pois quando não
é nossa hora, ficamos. E aqui estou eu, Silvane Fassina Furlan, professora de
Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, na escola onde já foi aluna, contando
emocionada memória de um milagre recebido.
REGISTRO EM IMAGENS DO CURSO
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO EIXO DO ENSINO DA ESCRITA
A sequência didática é a principal ferramenta proposta pela OLP " Escrevendo o Futuro" para se ensinaram a escrever. Estando envolvido há muitos anos na elaboração e na experimentação desse tipo de dispositivo, iniciando coletivamente pela equipe didática das línguas da Universidade de Genebra, é um prazer ver como se adapta à complexa realidade das escolas brasileiras. Uma sequência didática é um conjunto de oficinas e de atividades escolares sobre um gênero textual, organizada de modo a facilitar a progressão na aprendizagem da escrita.
Cinco conselhos para os professores que utilizam este dispositivo como modelo e desenvolvem com seus alunos as atividades propostas pela OLP, seguindo as orientações do Caderno do Professor:
1. Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais:
2. escolher e adaptar as atividades;
3. Trabalhar com outros textos do mesmo gênero;
4. Trabalhar sistematicamente as dimensões verbais e as formas de expressão em língua portuguesa;
5. Estimular progressivamente a autonomia e a escrita criativa dos alunos.
LEIA MAIS: " Se bem me lembro..." - Caderno do Professor - p. 14 e 15
PROFESSORES:
ACESSEM AOS LINKS ABAIXO E TENHAM TODO CONTEÚDO TRABALHADO AO DISPOR.
Cinco conselhos para os professores que utilizam este dispositivo como modelo e desenvolvem com seus alunos as atividades propostas pela OLP, seguindo as orientações do Caderno do Professor:
1. Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais:
2. escolher e adaptar as atividades;
3. Trabalhar com outros textos do mesmo gênero;
4. Trabalhar sistematicamente as dimensões verbais e as formas de expressão em língua portuguesa;
5. Estimular progressivamente a autonomia e a escrita criativa dos alunos.
LEIA MAIS: " Se bem me lembro..." - Caderno do Professor - p. 14 e 15
PROFESSORES:
ACESSEM AOS LINKS ABAIXO E TENHAM TODO CONTEÚDO TRABALHADO AO DISPOR.
http://www.4shared.com/file/JvZBlbRkba/atividades_zlia_gattai.html
http://www.4shared.com/office/LLo1-xr3ce/Gente_Humilde_Utopia.html
http://www.4shared.com/file/ckUp2_x1ba/O_TEMPO_ERA_OUTRO.html
http://www.4shared.com/file/8ADoQRxYce/PROJETO_MEMRIAS_LITERRIAS.html
http://www.4shared.com/office/ZkLeUnvtce/slides_memrias.html
http://www.4shared.com/file/lv2K5rnwba/VIVER_PARA_CONTAR_Marquez.html
http://www.4shared.com/office/LLo1-xr3ce/Gente_Humilde_Utopia.html
http://www.4shared.com/file/ckUp2_x1ba/O_TEMPO_ERA_OUTRO.html
http://www.4shared.com/file/8ADoQRxYce/PROJETO_MEMRIAS_LITERRIAS.html
http://www.4shared.com/office/ZkLeUnvtce/slides_memrias.html
http://www.4shared.com/file/lv2K5rnwba/VIVER_PARA_CONTAR_Marquez.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei o curso, trocas de experiências, atividades para recordar as produções textuais... Espírito renovado para a batalha!
ResponderExcluir