sexta-feira, 30 de maio de 2014

CURSO DE CAPACITAÇÃO - 2ª ETAPA - GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2ª PARTE

" A VIDA NÃO É A QUE A GENTE VIVEU,
 E SIM A QUE A GENTE RECORDA, 
E COMO RECORDA PARA CONTÁ-LA."
( Gabriel Garcia Márques)
No dia 20 de maio ocorreu a 2ª etapa de formação para a OLP, sendo que no turno vespertino, a 2ª parte da capacitação trabalhou o GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS.









SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1. Apresentação;
2. Leitura: " O tempo era outro..." ( Geraldo Canuto);
3. A Olimpíada e as Memórias;
4. Os Processos da Memória;
5.  Escrever Memórias: a importância histórica;
6. O Gênero Memórias Literárias
7. O Escritor de Memórias Literárias;
8. O Aluno autor de memórias Literárias;
9. Leituras das memórias: " Branca Lembrança de uma Infância" e " Valores Perdidos";
10. Audição e visualização da Canção "  Uma casa simples" de Roberto Carlos;
11. A produção  do Gênero Memórias na sala de aula: uma proposta de trabalho a partir de sequências didáticas;
12.O que observar na realização da sequência didática?
13. Trabalhando com o caderno do professor: a realização das oficinas;
14. Para aplicar uma sequência didática: apresentação da situação inicial. Audição de:
a) Transplante de Menina
b) Anarquistas, graças a Deus;
c) Leitura: " Viver para Contar" - Gabriel Garcia Márques
d) Minha vida de Menina;
e) Mercador de Escravos:
f) Memórias de Livros:
g) O valentão que engolia meninos e outras histórias de pajé;

15. Proposta/sugestão: um projeto de desenvolvimento metodológico;
16. Música: " Gente Humilde" - Renato Russo;
17. Música: " Utopia" - Pe. Zezinho.
18. Produção de um texto ( parágrafo) de memórias: Tema- Infância ( uma lembrança: 10 anos de idade).

PRODUÇÕES DOS CURSISTAS:



AMIGO SECRETO 
( Francieli Lazzari)
" A brincadeira do amigo secreto era um dos momentos mais esperados da turma. Todos queriam ser pegos pela professora, pois o presente era sempre melhor. E na 4ª série foi a única vez que uma professora me pegou de amiga. Lembro-me muito bem daquele momento e do presente: um porta-joias cor-de-rosa em forma de chapéu. Foi a redenção de um ano todo..."

FRAGMENTO DE UM DIA ESCOLAR 
( Carine Cerutti)
" A escola era muito aconchegante. Todo dia, ao tocar do sino, nós subíamos as escadas, em filas separadas por gênero, para chegar na sala. A professora, sempre querida, acolhia-nos com um bom dia, fazia a chamada, cantava um cantinho ou fazia uma oração com a gente. Depois ia até o quadro negro escrever a lição do dia. No final da manhã, ao toque novamente da sineta, descíamos a escada, saíamos correndo da escola indo para nossa casa."


UM MILAGRE
                         (Silvane Fassina Furlan, EEB Prof Genoveva Dalla Costa de Riqueza)

                Ainda hoje, aos 37 anos, lembro perfeitamente da calmaria e tranquilidade da infância vivida na pequena cidade do interior do Estado de Santa Catarina, chamada Riqueza.
                Naquele tempo ir à escola era lago tão maravilhoso e encantador que mesmo quando foi implantado o estudo de Língua Estrangeira Inglês à grade curricular e que as aulas eram ministradas aos sábados pela manhã, nada desanimava, sempre ia feliz e orgulhosa, pois sabia que estava me tornando poliglota.
                Acordava cedo, logo que ouvia a suave voz de minha mãe chamar e me vestia faminta, assim que o cheirinho de café invadia meu quarto. Logo estava arrumada para saborear o delicioso café preparado cuidadosamente por mamãe. Ah, que saudades!
                Em seguida, após a higiene, pegava minha mochila, me despedia de mamãe com um doce beijo na face e ia à escola. Lá me sentia bem e aconchegada. Porém, em um sábado após a aula, fui com meu pai e meu irmão a Caibi, cidade vizinha, para resolver alguns negócios.
Mas a calmaria se acabou quando um caminhão de leite cortou a frente do nosso Fusca verde. O acidente foi muito grave, carro detonado e nós todos machucados. Foi no hospital, à tarde que acordei pedindo onde estava e o que aconteceu, pois me senti amarrada e realmente com faixas estava.
                Todos disseram que foi um milagre nos salvarmos e eu acredito nisso, pois quando não é nossa hora, ficamos. E aqui estou eu, Silvane Fassina Furlan, professora de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, na escola onde já foi aluna, contando emocionada memória de um milagre recebido.

  REGISTRO EM IMAGENS DO CURSO




 











PARA ENCERRAR:

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO EIXO DO ENSINO DA ESCRITA
A sequência didática é a principal ferramenta proposta pela OLP " Escrevendo o Futuro" para se ensinaram a escrever. Estando envolvido há muitos anos na elaboração e na experimentação desse tipo de dispositivo, iniciando coletivamente pela equipe didática das línguas da Universidade de Genebra, é um prazer ver como se adapta à complexa realidade das escolas brasileiras. Uma sequência didática é um conjunto de oficinas e de atividades escolares sobre um gênero textual, organizada de modo a facilitar a progressão na aprendizagem da escrita.
Cinco conselhos para os professores que utilizam este dispositivo como modelo e desenvolvem com seus alunos as atividades propostas pela OLP, seguindo as orientações do Caderno do Professor:
1. Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais:
2. escolher e adaptar as atividades;
3. Trabalhar com outros textos do mesmo gênero;
4. Trabalhar sistematicamente as dimensões verbais e as formas de expressão em língua portuguesa;
5. Estimular progressivamente a autonomia e a escrita criativa dos alunos.

LEIA MAIS: " Se bem me lembro..." - Caderno do Professor - p. 14 e 15

PROFESSORES:
ACESSEM AOS LINKS ABAIXO E TENHAM TODO CONTEÚDO TRABALHADO AO DISPOR.

https://www.youtube.com/watch?v=Lxqk5C1TfzA - Aquela casa simples- Roberto Carlos 
https://www.youtube.com/watch?v=aIi_bF1r1Mw - Renato Russo - Gente Humilde







2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Adorei o curso, trocas de experiências, atividades para recordar as produções textuais... Espírito renovado para a batalha!

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