quarta-feira, 21 de maio de 2014

O COMEÇO DE TUDO...

No mês de novembro de 2013 fui convidada a participar do Curso de Formação de Docentes da Olimpíada de Língua Portuguesa  em Florianópolis representando a 29ª Gered de Palmitos. Não pude declinar ao convite uma vez que partiu de uma pessoa por quem tenho a maior admiração: Professora Inês Pilatti. Senti-me imensamente honrada, tendo clareza da responsabilidade que estava assumindo, do desafio que tinha pela frente.
Organizado pela coordenadora Estadual da Olimpíada, Luzia Leite, e tendo em sua docência a professora Isabel Hentz da UFSC, o curso foi uma viagem fantástica pelo mundo das letras. A troca de experiências entre professores/as de outras gerências foi outro ponto culminante da formação.

Saí de lá mais encantada ainda com o poder que as palavras têm!

Segue matéria escrita e publicada no Jornal Polo Foz sobre o curso de formação e algumas fotos:





CONHECIMENTO E SABEDORIA: BENS INTRANSFERÍVEIS!

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi criada em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Ela ocorre bienalmente e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
O programa é uma iniciativa do MEC e da Fundação Itaú Social e tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Como professora de Língua Portuguesa por diversas vezes desenvolvi a Olimpíada nas turmas objetivadas. Posso garantir que o material, o conteúdo, a metodologia adotada para execução do programa nas escolas é de altíssima qualidade.
Neste ano, a principal atividade da Olimpíada é o trabalho com formação de professores e educadores em todo o Brasil. Para tanto, fui convidada para representar a Gerência Regional de Palmitos e a Secretaria Municipal de Educação no Curso de formação continuada: “Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com os gêneros textuais” no período de 25 a 27 de novembro, na cidade de Florianópolis. O objetivo, como já firmei acima, é a formação de grupo de docentes, especificamente no quesito “ Gêneros Textuais”, para que as ações do programa possam chegar a todos os estados brasileiros, a cada escola pública, a cada professor do 5º ano e dos professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental.
Busca-se cada vez mais alternativas e estratégias para que possamos formar cidadãos críticos, conscientes e formadores da sua própria história. Temos que primar pela formação de indivíduos alfabetizados e letrados que, sabendo ler, escrever e calcular, tenham garantido acesso a todos os tipos de informações, bem como, possam tornar suas vidas melhores. Sempre digo: “ Meu aluno, se você não pensar e fizer suas escolhas, alguém pensará e fará as escolhas por você. E pior: depois não adianta reclamar.”
Temos que aprender, e não há mais muito tempo, a tomar as rédeas da nossa vida. Fazer as opções que acharmos boas, propícias para cada um de nós. A questão não é somente saber ler e escrever: é saber por que isso é importante. Tenho que, não apenas decodificar: preciso descobrir e entender o que está nas entrelinhas, no subjetivo. E esta decodificação passa por imagens, letras, sons... Sempre dizem que a vida é dos espertos. Eu digo que a vida é dos que possuem conhecimento, sabedoria.
Meu amigo, escritor Dr. Jung Suk Young, precursor da probiótica, com quem tive o prazer de trabalhar na tradução do Best-seller “ A Arte da Guerra” de Sun Tzu, sempre me dizia que “ podem nos roubar tudo, mas o conhecimento é intransferível e, no final das contas, é ele que fará a grande diferença.”
Caros leitores: conhecimento nunca é demais. Não há idade para buscá-lo. Como amante apaixonada das letras e das filosofias, posso afirmar que cada vez há mais coisas para se descobrir. Não há fim para quem busca.
Por estas buscas e descobertas é que a vida se torna magnífica. Reconheço que a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro traz,  em suas entrelinhas, uma porta de acesso para todos os alunos das escolas públicas, de forma igualitária, respeitando os direitos do cidadão.

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